-
Arquitetos: vora arquitectura; vora arquitectura
- Área: 20 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local é um antigo espaço comercial de dimensões bastante reduzidas, 18m². O lugar estava completamente revestido - paredes, teto e piso - com laminado fenólico.
O projeto se trata de um espaço polivalente para uma equipe de ilustradores. Um mundo paralelo a seu estúdio de trabalho habitual. Lugar de experimentação que pode facilmente se converter em um espaço de exposição e apresentação.
Para as atividades cotidianas, foram definidos dois ambientes: uma área de trabalho com uma grande mesa, e outra área de leitura e descanso, mais informal. Estes dois ambientes deviam funcionar como um único espaço em determinadas situações.
Um espaço único, dois ambientes. Um desnível e uma mudança na altura do pé-direito para defini-los. A área de descanso é definida por uma parede-prateleira, uma porta-revisteiro e pelas almofadas e um balanço.
A área de trabalho, por outro lado, é definida por três grandes painéis fixados na parede que se desprendem, formando três mesas. Da combinação de painéis verticais e horizontais se determinam diferentes possibilidades de trabalho.
A parede oposta, mais livre, é parcialmente revestida de cortiça pintada, oferecendo um suporte de trabalho. Um feixe de luz indireta ilumina todo o espaço, e um trilho para fixar quadros e fotografias possibilita que esta parede sirva de espaço expositivo.
O projeto e a construção foram de baixíssimo custo. Painéis de compensado, paredes cruas, piso pintado... e uma execução mais próxima de uma bricolagem que de uma obra convencional.
La obra fue de bajísimo coste. Paneles contrachapados de embalaje, muros crudos, pavimento pintado... y una ejecución más cercana al bricolaje que a una obra convencional.